Bloqueio botao direito mouse

domingo, 21 de setembro de 2008

O LUXO SEM ETIQUETA

O cara desce na estação do metrô de NY vestindo jeans, camiseta e boné,encosta-se próximo à entrada, tira o violino da caixa e começa a tocar com entusiasmo para a multidão que passa por ali, bem na hora do rush matinal.

Durante os 45 minutos que tocou, foi praticamente ignorado pelos passantes, ninguém sabia, mas o músico era Joshua Bell, um dos maiores violinistas do mundo, executando peças musicais consagradas num instrumento raríssimo, um Stradivarius de 1713, estimado em mais de 3 milhões de dólares.

Alguns dias antes Bell havia tocado no Symphony Hall de Boston, onde os melhores lugares custam a bagatela de 1000 dólares. A experiência, gravada em vídeo, mostra homens e mulheres de andar ligeiro, copo de café na mão, celular no ouvido, crachá balançando no pescoço, indiferentes ao som do violino.

A iniciativa realizada pelo jornal The Washington Post era a de lançar um debate sobre valor, contexto e arte.A conclusão: Estamos acostumados a dar valor às coisas quando estão num contexto. Bell era uma obra de arte sem moldura. Um artefato de luxo sem etiqueta de grife.

Veja o video:

8 comentários:

Cristiane disse...

Li as matérias no seu blog e adorei...
Precisa trazer seu trabalho para o Rio de Janeiro.
Vc é um sucesso...
Bjs lindo

Unknown disse...

Adoro fazer um tour no seu blog, pois além de informativo ele é um luxo!!
Beijos de Gi.

Mari disse...

COMO passar por um violino e nao admirar né? Acho incrivel como as pessoas nao notam..tsc tsc
beijos

Unknown disse...

Luis Henrique, confesso que o seu blog superou TODAS as minhas expectativas!!!!!!!!

São exatamente 01:30 da madrugada do dia 22 e, apesar de todo o meu cansaço, não resistir em deixar registrado aqui o meu elogio à competência e criatividade do seu blog, sem falar no glamour que já dá p/se notar ao primeiro olhar... E pelo pouco que vi já deu para sentir que é viciante! Pelo jeito todos temos muito que aprender com você... Pretendo retornar o mais breve possível. me aguarde! Você decididamente, além de um sucesso, é um luxo!PARABÉNS querido!!! Um beijo, Olga Beltrão

Emilia Carvalho disse...

Pois é...
Às vezes o homem precisa sentir galmour na situação para que a valorize...o mesmo violino e o mesmo personagem em lugares distintos, porém com a mesma belaza e encanto, com valores diferentes ... lamentável, mas é a pura verdade...
Mais uma vez, parabéns pelo fabuloso Blog, amigo !!! sucesso !!!

Unknown disse...

Tudo que Você escreve é perfeito é um luxo !!! tenha sempre fé e tudo que fizer dara certo sabe
A FÉ...
é a bússola certa
para os navios errantes,
incertos, buscando as praias
da eternidade.
Utilize-a.
A ESPERANÇA...
é o vento bom
enfunando as velas do nosso barco.
Chame-o para dentro
do seu cotidiano.
Tenha uma Semana Maravilhosa
Você merece ser humano maravilhoso
Bjs...

Unknown disse...

LUIS , NUNCA DEIXO DE PASSAR E DAR UMA OLHADA NO SEU BLOG , ALÉM DE DESCONTRAIDO É TB INFORMATIVO........... PARABÉNS E SUCESSO , SUCESSO , SUCESSO , SUCESSO .........

Beth Oliveira disse...

Surpreendente Luís!!
Surpreendente e preocupante também!!!
Isso demosntra que a globalização atingiu também a inversão de valores.
Imagine a falta de sensibilidade pela música. Quem por ali passava, poderia até nem conhecer o grandioso Bell, mas ter a sensibilidade de perceber sua maestria. O som impecável do seu violino ao menos despertar o encanto e o reconhecimento pela beleza que ele transmite. De multidões apenas uns poucos presentes deslumbraram. É preciso resgatar urgente esses valores na humanidade. Você pode imaginar, como andam os povos perante a Onipotência Divina. Se o homem, em concreto, passa despercebido aos ouvidos e olhares, o que dirá de Deus, abstrato? Muito oportuna sua matéria, divulgando esse ocorrido, aqui no seu blog, para uma reflexão por todos nós. Somos minúsculos diante do Universo, mas temos um papel multiplicador importante. Você assim vem fazendo!!! Temos que agradecer, pois ainda é possível reverter este estado de inércia, diante de perplexidades que nos deparamos em nosso dia-a-dia. Parabéns Luís querido !!!!