Bloqueio botao direito mouse

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

EXPOSIÇÃO MARAJÁS


A palavra “marajá” significa um grande rei. Tal imagem trás visões de um rei vestido de um turbante e abarrotado de jóias, com poder absoluto e imensas riquezas. Porem, o que imaginamos não da justiça ao papel do rei na historia política e cultural da Índia. A exposição ‘Maharajas: the splendour of India’s Royal courts’ examina o mundo dos marajás e sua riquíssima cultura.

A exposição vai do começo do século XVIII até a metade do século XX. Inclui 250 objetos maravilhosos, muitos que foram emprestados das coleções reais Indianas pela primeira vez. A mudança do papel dos marajás em um contexto histórico e social é examinada. É impressionante observar como lindos objetos simbólicos de status real, poder e identidade vieram a existir.

Os Marajás viviam de acordo com um código chamado de rajadharma (o jeito que um rei deveria se comportar). Alem de proteger o povo, cuidar da justiça, ser bons guerreiros e caçadores, e grandes patrocinadores de artistas, músicos, fundações religiosas, tinham que aparecer muito. Por isso andavam em elefantes decorados e usavam jóias poderosíssimas. No meio da exposição da para ver uma réplica de um elefante com uma sela lotada de jóias e um pano dourado!

Nos séculos XVIII e XIX, houve muitas mudanças políticas na Índia, até que a Companhia das Índias tornou-se um grande poder militar e político, até que a Inglaterra assumiu controle da Índia em 1858, sobre administração direta do Raj Inglês.

Muitos príncipes Indianos sofreram com a dominância Inglesa, mais no século XX muitos gostaram da idéia. Muitos encomendaram inúmeras produtos de luxo como o Rolls Royce Phantom I de 1927, kits de viagem Louis Vuitton, retratos de Cecil Beaton, metragens de jogos de Pólo, e jóias Cartier, Boucheron, Van Cleef & Arpels, todos exibidos na exposição. O famoso colar Patiala, Cartier encomendado pelo Marajá Bhupinder Singh de Patiala, contem 2.930 diamantes, e um pendente central com um diamante de 234.65 quilates. Os Indianos gostavam tanto de jóias que quando foram proibidos de usar coroas como a das rainhas inglesas, resolveram usar tiaras em cima de seus turbantes.

Maharaja: The Splendour of India`s Royal Courts
Data: 10 de Outubro de 2009 a 17 de Janeiro de 2010
Horários: Segunda – Quinta, Sabádo, e Domingo 10h-17:45, Sexta 10h-22h
Localização: Victoria and Albert Enterprises Limited (V&A London)


**Matéria enviada pela seguidora e colaboradora:
Bel Moraes
http://belmoraesdecoreventos-belmoraes.blogspot.com/
http://twitter.com/belmoraesdecor

Nenhum comentário: