Bloqueio botao direito mouse

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

MAIOR DIAMANTE COR D É LEILOADO POR 28,8 MILHÕES DE EUROS


Um diamante cor D (totalmente sem cor) de 163,41 quilates e sem nenhuma fissura tornou-se o maior deste tipo a ser arrematado em um leilão, ao ser vendido em Genebra nesta terça feira, integrando um colar, por 33,5 milhões de francos suiços (28,8 milhões de euros), um recorde absoluto para esta pedra preciosa. 

A peça, da joalheria suiça Grisogono, saiu a leilão em um hotel de Genebra a um preço inicial de 20 milhões de francos (17,2 milhões de euros). 

O diamante - de tamanho esmeralda e cor D, o grau mais alto quanto à cor, muito pouco comum - é um dos mais excepcionais já exibidos pela Christie's, segundo o responsável de joias da casa de leilões, Rahul Kadakia. 

Além disso, ele é o maior diamante de cor D sem fissuras a ter sido leiloado. A gema foi encontrada em uma mina em Angola, e a pedra original de onde foi extraída, de 404 quilates, foi enviada a Antuérpia, na Bélgica, para ser avaliada. 

Posteriormente, foi talhada em Nova York por dez especialistas que conseguiram cortá-la com laser e polir a gema. Após 11 meses de trabalho, o diamante foi enviado ao Instituto Gemológico da América (GIA, na sigla em inglês), e sua certidão foi expedida no final de dezembro de 2016. 

Em Genebra, o designer da Grisogno, Fawz Gruosi, presente hoje no leilão, junto com sua equipe, criou 50 modelos diferentes em torno do diamante. 

No começo de fevereiro, coincidindo com o primeiro aniversário da descoberta da pedra, eles optaram pelo conjunto atual: um colar assimétrico que tem no lado esquerdo 18 diamantes e, no direito, duas fileiras de esmeraldas em formato de pera. 

A joalheria suíça levou 1.700 horas para criar o colar, um trabalho que teve a participação de 14 especialistas. 

 

2 comentários:

Taty Martins disse...

Simplesmente deslumbrante.

Malu Baptista disse...

Belíssimo!