Bloqueio botao direito mouse

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A DESCULPABILIDADE E O LUXO


"Toda sociedade se pauta pela produção de material distintivo (...) a posse de riqueza confere regalias: é uma distinção antipática (teoria da classe ociosa)"
Jean Baudrillard

Nesse texto, não vou entrar no mérito do caminho e da comunicação necessária para um produto atingir o padrão de luxo. Mas sim de uma das questões que devem ser muito bem exploradas pelo marketing de luxo que é a desculpabilidade.

Um caçador pré-histórico usava a pele de um urso para mantê-lo quente, mas, logo depois, começou a usá-la também como sinal de força, bravura e habilidade como caçador.
Demonstrando que conquistada a sobrevivência, volta-se para a conquista de se diferenciar e sobressair dentro da sociedade. Pela característica e tamanho da pele usada, se supunha o grau de ferocidade do animal abatido, podendo-se comparar, entre um e outro abatedor, qual deles seria o mais forte.

Partindo do pressuposto levantado na frase de Jean Baudrillard e na introdução acima citada, podemos concluir que a diferenciação é uma necessidade do ser humano. Sendo assim a partir do momento que um objeto é considerado luxo ele passa a atrair o desejo.

Acontece que muitas pessoas sentem culpa pela aquisição de bens de luxo ou até mesmo pelo simples desejo. Se pensarmos na sociedade brasileira isso é inteiramente compreensível, dado as disparidades sociais existentes no país.

Quando se for elaborar um plano de marketing para o mercado de luxo, é de suma importância visar a desculpabilização do consumidor por meio da comunicação. O que há no Brasil é uma demanda reprimida.

“O papel da publicidade é principalmente, sitiar as interdições (tabus, culpabilidade, timidez, interdições de classes etc.)” Danielle Allérès

**Matéria enviada pelo seguidor e colaborador:
Pedro Lima Dal Col
e-mail/msn: pedro.dalcol@hotmail.com

2 comentários:

Pedro Dal Col disse...

Luís,
Nem sei o que te dizer se não muito obrigado.
De verdade, ter um texto meu publicado no blog de um profissional que eu admiro é realmente muito emocionante.

Abraços
Pedro Dal Col

Luciana disse...

Parabéns pela matéria do Pedro.
Vejo que seus colaboradores se sentem orgulhosos por participar do seu blog...Quem não ficaria!

Beijo carinhoso da sua fã de carteirinha