Bloqueio botao direito mouse

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

MERCADO DO LUXO NO BRASIL CRESCE 20% - DUAS VEZES MAIS QUE NO MUNDO


Um estudo feito pela empresa de consultoria Bain & Company
sobre o mercado mundial de artigos de luxo no mundo
coloca o Brasil e China em posições de destaque.


A demanda por artigos de luxo, que vão desde carros e vestuário a jóias e perfumes, deve crescer no Brasil 20% em 2011 em relação a 2010, movimentando 2,3 bilhões de euros (o equivalente a R$ 5,5 bilhões pelo câmbio atual). Esse percentual é duas vezes maior que o crescimento do mercado mundial, que deve se expandir 10% em 2011, movimentando 191 bilhões de euros (R$ 457 bilhões).

Relógios: atemporais

A pesquisa também mostrou os relógios estão longe de virarem obsoletos e são um dos produtos com mais rápido crescimento nas vendas mundiais. A demanda por relógios de marcas deve crescer 20% em 2011 e o setor deve movimentar 30 bilhões de euros globalmente, para a felicidade dos fabricantes suíços.

Os relógios vão bem melhor que os perfumes e cosméticos, por exemplo. A demanda por perfumes e cosméticos deve crescer apenas 3% em 2011, totalizando, respectivamente, 18 bilhões e 21 bilhões de euros.

A ascensão dos homens

Outra tendência revelada pela pesquisa foi a “masculinização” do mercado de luxo: a ascensão dos homens no consumo. Enquanto o público masculino deve consumir 14% mais produtos de grife em 2011, as mulheres devem elevar seus gastos em apenas 8% .

Os homens ainda são minoria no mercado de luxo, mas eles já deverão representar 40% do consumo em 2011. Em 1995, a participação dos homens era de apenas 35%.

China desponta e Itália mantém reinado

Apesar do expressivo crescimento de 20% do consumo de artigos de luxo no Brasil, os chineses dão baile no setor. A demanda por produtos de grife na China deverá crescer 35% e o setor já deverá movimentar 9,6 bilhões euros no país em 2011.

O valor coloca a China em quinto lugar no ranking dos maiores mercados de artigo de luxo do mundo, à frente do Reino Unido, onde o setor deve movimentar 9,0 bilhões de euros esse ano.

Os Estados Unidos continuam sendo o maior mercado consumidor de marcas de luxo, com uma demanda de 48,1 bilhões de euros. O Japão vem em segundo, com um consumo de 18,1 bilhões.

Apesar da série crise, a Itália não perdeu o posto de terceira colocada no ranking mundial de artigos de luxo, com um mercado de 17,5 bilhões de euros.

Os franceses ficaram em quarto lugar, com vendas de 13,3 bilhões de euros em 2011.

O Brasil não figura na lista dos 10 maiores de artigos de luxo do mundo.

Fonte: Portal IG Economia

5 comentários:

Mkt BR disse...

Dados impressionantes de como o mercado de luxo vem se destacando no Brasil.

Carina Carvalho disse...

Pelos dados, o varejo está aquecido, mas vejo com cautela toda esta euforia.

Fatima Tonini disse...

‎20% é um número muito significativo.......que ótimo.......Bjs Luxo!

Ramon Marques disse...

E a tendência pode ainda ser melhor com as compras de final de ano.

Patricia Godoy disse...

Showwwwwww!!!=)********goooooooooo!!!