Bloqueio botao direito mouse

segunda-feira, 3 de junho de 2013

AS ESTAÇÕES DE METRÔ MAIS LUXUOSAS E ORIGINAIS DO MUNDO

Imagine pegar o metrô todos os dias de manhã e dar de cara com esta profusão de cores! Pois é o que acontece com quem utiliza o transporte público em Lisboa, Portugal. Acima, imagens da estação Olaias, inaugurada em 1998 na linha vermelha do metrô português.
O projeto arquitetônico é da autoria de Tomás Taveira, que também contou com uma equipe de artistas plásticos para dar essa cara ao espaço.

A estação Komsomolskaya, na Rússia, traz claras heranças do regime da antiga União Soviética em sua arquitetura. Quem pega o metrô ali se sente verdadeiramente dentro de um palácio, graças à sua decoração impecável e que remonta ao passado.

A estação Kievskaia, inaugurada em 1953, faz parte da linha 4 do metrô de Moscou e também impressiona por sua arquitetura barroca, que faz o simples ato de aguardar o metrô uma atividade que enche os olhos dos russos.

Também localizada em Moscou, a estação Slavyansky Bulvar foi inaugurada em 2008 e foge do estilo das demais estações. Projetada pelo arquiteto S.Volovich, a estação tem paredes internas revestidas com mármore cubano conhecido como Verde Guatemala, além de contar com alumínio para que os itens de iluminação sejam fixados. O chão é coberto com granito cinza e acredite: a junção de tudo isso traz um belíssimo efeito, bastante futurista e com elementos que, ainda assim, conseguem lembrar a natureza.

 A estação espanhola Drassanes é toda futurística e foi inaugurada em 1968, em Barcelona. Foi somente a partir de 2007 que ganhou esse visual que apreciamos hoje. A obra é assinada pelo escritório de arquitetura ON-A Architects. A sensação que dá é de que entramos no cenário de algum filme de ficção científica. Toda a estrutura é feita com vidro reforçado e o lugar é repleto de detalhes que ajudam a tornar tudo tão bonito.

Esta estação de Praga, na República Tcheca, chama-se Muzeum e foi inaugurada em 1978. As paredes dela são revestidas por esferas de alumínio, causando diferentes efeitos de luz e ilusão de ótica. Além dela, outras estações da linha A do metrô também contam com decorações incríveis.

A estação Warte Bockenheimer, em Frankfurt, na Alemanha, foi construída em 1986 e ampliada em 2001. Seu saguão iluminado chama a atenção de qualquer um que passa por ali. Em outros pontos da estação, também é possível ver luzes coloridas. E a surpresa maior está na entrada, que simula um vagão enterrado no meio da rua.

O metrô de Munique, na Alemanha, traz modernidade ao transporte público da cidade, como na estação Westfriedhof (acima). O projeto de iluminação é do designer Ingo Maurer, famoso por suas criações usando lâmpadas e cores.

Se Paris é uma cidade repleta de arte por todos os lados, seu metrô não seria diferente. A estação Arts et Métiers, que atende as linhas 3 e 11, tem o mesmo nome de um dos museus mais conhecidos da cidade, que também pode ser acessado por essa linha do metrô. Em 1994, para marcar o bicentenário do Conservatoire National des Arts et Métiers — uma instituição de ensino superior e pesquisa — a estação foi redesenhada pelo artista belga François Schuiten em um estilo que lembra as obras de Júlio Verne (como Viagem ao Centro da Terra).

A estação que mais parece uma caverna pintada cuidadosamente é a T-Centralen, na Suécia. Ela é conhecida como o coração do metrô sueco, uma vez que as três linhas do sistema se encontram ali. Esta também é a estação mais usada em Estocolmo, graças à sua localização central e à conexão com outros tipos de transporte, como os ônibus. Inaugurada em 1957, a estação passa por reformas para abrigar a circulação de trens locais, além da implantação de escadas rolantes diretas para as plataformas do metrô, o que deve acontecer em 2017.

A Solna Centrum também fica na Suécia, em Solna, 5 km do centro de Estocolmo, e traz um conceito que já temos em São Paulo: estação de metrô interligada a um shopping. Na capital paulista, é o caso de Santa Cruz e Tatuapé, por exemplo. Inaugurada em 1975, além do metrô, a Solna Centrum reúne 120 lojas e restaurantes, além de 40 escritórios e 214 apartamentos.

E não é só na Europa que estações captam os olhares dos usuários de metrô pelo luxo e originalidade. Em Taiwan, na estação Formosa Boulevard, é possível ver obras de artistas internacionais, como Narcissus Quagliata e o seu Domo de Luz, que deslumbra qualquer pessoa que passe por ali. 

Uma estação-museu é riqueza turística de Toronto, no Canadá. Próxima ao museu Royal Ontario, a estação Museum (museu, em inglês) recebeu um nome bastante óbvio quando foi inaugurada em 1963. Mas o que encontramos dentro dela não é nada óbvio. Pelo menos para nós, brasileiros — e pouco acostumados com tanta beleza no metrô. Lá dentro, nos sentimos realmente em um museu, com inspirações na arte egípcia, grega e pré-colombiana.

Os Estados Unidos não poderiam ficar de fora da lista de estações de metrô mais atraentes. A estação O'Hare, em Illinois, Chicago, fica localizada no Aeroporto Internacional de O'Hare e existe desde 1984, marcando o término da extensão da linha azul do antigo terminal de River Road. As paredes curvas e os efeitos do vidro luminoso deixam qualquer pessoa deslumbrada. 

Fonte: R7

6 comentários:

Marcone Ferreira disse...

Show

Priscila Oliveira disse...

Interessante!!!

Laura Villas Boas disse...

Very pretty!

Paulo Figueiredo disse...

Já passei por várias destas!

Fernando Cabrerisso disse...

No Brasil também deveria ser assim

Selma Freitas disse...

Isso sim!!!!!!!!!!!!