Bloqueio botao direito mouse

sexta-feira, 3 de junho de 2016

PRÊMIO "MONTBLANC DE LA CULTURE ARTS PATRONAGE" SERÁ ENTREGUE PELA PRIMEIRA VEZ NO BRASIL


O Prêmio Montblanc de la Culture Arts Patronage, instituído pela Fundação Cultural Montblanc para homenagear os patronos das artes atuais e seus projetos culturais, chega finalmente ao Brasil. 

O país passou a fazer parte da lista de 16 países que recebem a premiação, considerada o Oscar da Cultura. Yoko Ono, o Príncipe Charles e a Rainha Sofia, além do maestro britânico Sir Simon Rattle e do arquiteto italiano Renzo Piano estão entre os ganhadores de edições anteriores. 

O vencedor de cada país é escolhido por meio de uma lista tríplice, submetida a um júri internacional, formado por três especialistas em arte de cada país participante. Para um projeto ser indicado, é imprescindível que ele promova a arte e a cultura e que tenha alcance social. 

O idealizador do projeto vencedor recebe um troféu com a edição do ano da caneta Montblanc Patrono das Artes - uma coleção criada em 1992, exclusivamente para premiar os patronos das artes modernos, que dedicam tempo e recursos financeiros para o desenvolvimento das artes e da cultura nos dias atuais. 

Este ano, a caneta presta homenagem a Peggy Guggenheim, uma das colecionadoras e expositoras de arte mais influentes do século 20. Recebe ainda um cheque no valor de € 15 mil para ser aplicado em um projeto cultural de sua escolha. Ao longo desses 25 anos, cerca de € 4 milhões foram concedidos e 230 projetos apoiados, como resultado do Prêmio Montblanc de Culture Arts Patronage. 

Os projetos indicados pelo Brasil foram Cine Mambembe, de Laís Bodansky & Luís Bolognesi, Orquestra Filarmônica Bachiana e Bachiana Jovem, do maestro João Carlos Martins, e Inhotim, de Bernardo Paz. 

O Embaixador da Montblanc no Brasil, Rodrigo Santoro, a educadora Patrícia Rousseaux e o diretor do Teatro São Pedro, Paulo Esper, fizeram parte do júri internacional. 

Além do Brasil, o prêmio será entregue na Alemanha, China, Colômbia, Coréia, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Hong Kong, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Suíça. 

O projeto vencedor no Brasil será conhecido na noite de 7 de junho, durante a cerimônia de premiação, no Teatro Renaissance, em São Paulo.

Nenhum comentário: