Bloqueio botao direito mouse

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

PANERAI, IWC E JAEGER-LECOULTRE VÃO ENCERRAR SUAS ATIVIDADES NO BRASIL


Depois de muitos meses de especulação, é dado como certo o fechamento das boutiques das marcas de alta relojoaria Panerai, IWC Schaffhausen e Jaeger-LeCoultre no Brasil, todas no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo. 

As lojas encerrarão as operações no dia 31 de dezembro. O grupo suíço Richemont, detentor das marcas, não se pronunciou – o silêncio é praxe no mercado de luxo em situações como essa. 

Os relógios dessas marcas continuarão sendo vendidos pelos grandes retailers no Brasil, como Frattina, Grifith e Sara Joias. Os trabalhos de marketing e relacionamento com clientes brasileiros, portanto, devem continuar. 

A saída das grifes faz parte de um movimento maior de fuga das marcas de luxo do país. 

No segmento de relojoaria, Piaget e Vacheron Constantin, também do Richemont, fecharam em 2017 – ambas tinham lojas no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. 

No mercado de moda, Kate Spade, Lanvin, Ralph Lauren e Versace também encerraram as operações por aqui. 

A Aston Martin se despediu do Brasil depois de vender apenas 2 carros. Panerai, IWC e Jaeger chegaram ao Brasil em 2012, com a inauguração do JK Iguatemi. 

São marcas centenárias, reconhecidas pela alta qualidade e belo design, que produzem seus próprios movimentos e investem muito em ações de marketing, com celebridades como embaixadoras. Todas têm uma clientela bastante fiel, mesmo no Brasil. 

A carga tributária é apontada, nas conversas informais, para a razão do descontentamento do grupo com o país. 

No segmento, os impostos comem em média 60% do valor da venda final das peças. 

As marcas ficam então no impasse de arcar com parte do prejuízo para manter posição no país ou repassar pelo menos parte desse custo para o cliente. 

Quem acaba sofrendo mais com o custo Brasil são as marcas que decidem atuar por conta própria. Algumas grifes optam por parcerias com empresas locais. 

O Grupo JHSF, do Shopping Cidade Jardim, ajudou a trazer recentemente a Balmain e a Chloé. Hermès e Prada também chegaram com o grupo, e depois assumiram a operação. 

O grupo Richemont, que possui 20 marcas, como Montblanc e Cartier, atua em quatro segmentos: joalheria, relógios, comércio eletrônico e acessórios de moda e couro. 

No ano passado, o conglomerado faturou 14 bilhões de euros, um aumento de 27% em relação ao período anterior. Joalherias respondem por mais da metade desse número. Já as relojoarias são responsáveis por 21% do faturamento. 

No total, a região das Américas é a que mais cresce – 41% sobre o ano passado. Mas em volume quem mais vende é a região da Ásia e Pacífico. 

Fonte: EXAME

Nenhum comentário: