Bloqueio botao direito mouse

sexta-feira, 21 de julho de 2023

ALÉM DA OSTENTAÇÃO – COMO O LUXO PODE AUXILIAR NA SUA RESERVA FINANCEIRA

 

 



Itens como bolsas, jóias, relógios e canetas podem servir como reserva de valor em momentos de crise.

Artigos de luxo como jóias, bolsas, relógios, canetas e até vinhos. Além de objetos de consumo, eles podem compor seu patrimônio financeiro e servir como reserva de valor em momentos de crise. Por serem transportáveis, artigos de luxo podem ser movimentados e vendidos em casos de grande necessidade.

Esses itens não podem ser comparados com investimentos. Um objeto de luxo sofre uma desvalorização brusca a partir do momento em que sai da loja. Porém, a partir disso, o preço tende a ficar estável ao longo do tempo. Em prazos muito longos, dependendo das características do produto, o valor pode subir se ele se tornar um artigo colecionável. Por exemplo, a Barbie customizada pelo joalheiro australiano Stefano Canturi, que foi vendida em leilão por US$ 302 mil em 2010.

Segundo Pedro de Aguiar, CEO da Dedalo Leilões, “comprar artigos de luxo não é exatamente um investimento, mas esses bens de alto valor agregado têm liquidez em qualquer lugar do mundo. Por isso, a procura por esses objetos aumenta em momentos de incertezas econômicas”.

 A vantagem de adquirir um artigo de luxo usado no mercado secundário é que a primeira e maior desvalorização da peça já terá ocorrido, e aumentam as probabilidades de valorização em longo prazo. As líderes em valorização variam de acordo com o produto. As francesas Hermès e Chanel são as mais promissoras em jóias e bolsas. Nos relógios, a liderança fica com as suíças Rolex e Patek Philippe. Para as canetas de luxo, destaca-se a alemã MontBlanc.

Fonte: Forbes Brasil

Nenhum comentário: