Bloqueio botao direito mouse

segunda-feira, 16 de julho de 2012

TREM QUE LEVA A VERSAILLES GANHA DECORAÇÃO ESPECIAL






Até o fim deste ano, quem fizer o trajeto Paris-Versailles-Paris para visitar o palácio vai se surpreender com a decoração das cabines da linha C do RER.

Uma parceria entre a SNCF (Société Nationale des Chemins de Fer Français, companhia nacional de trens) e a fundação que administra o castelo já inaugurou o primeiro comboio (com quatro vagões e dois motores) em que foram recriadas as vistas tanto das salas mais célebres de Versailles (o Salão dos Espelhos e a Galeria das Batalhas), como também cenários mais intimistas – o Quarto da Rainha no Petit Trianon, o Templo do Amor e o Belvedere dos domínios de Maria Antonieta, além da Biblioteca de Luis XVI e o Altar de Coroação de Carlos X.

Além disso, uma equipe multilíngue da Secretaria de Turismo de Versailles está presente nas viagens (até o fim de agosto) para dar as boas-vindas aos turistas e também informações sobre o patrimônio histórico da região.

Uma película de alta tecnologia plástica foi o suporte escolhido para aplicar nos trens as imagens eleitas pela empresa e pela administração do castelo, sempre adaptadas ao espaço de modo a fazer tudo parecer muito real. A durabilidade prevista da decoração é de dois anos.

A linha, que responde por 10% do número de passageiros em trens do país, liga a diversos pontos de interesse histórico e turístico, como Notre Dame, Saint Michel, Quartier Latin, Museu d'Orsay, Torre Eiffel, Champs de Mars, o Musée du Quai
Branly. Daí a ideia de usar o próprio espaço como um convite a descobrir o patrimônio da região.

Até o fim do ano, outros quatro comboios receberão um trabalho artístico semelhante e oferecerão a mais passageiros a sensação de voltar no tempo e sentir-se parte da realeza francesa.

5 comentários:

Suely Couto disse...

Cultura não tem preço e deve estar em todos os lugares. Lindo!

Ana Cristina disse...

Maravilhoso!

Norberto Diniz Veloso disse...

Que luxo poder usufruir tudo isso.

JMilton disse...

Povo civilizado é outra coisa!!

Marianne disse...

Adoro respirar cultura e Paris tem tudo isso.