São Paulo é oficialmente a capital mundial
de helicópteros.
Levantamento realizado pela Associação Brasileira dos Pilotos de Helicóptero (Abraphe), considerando frota e número de operações por asa rotativa no País e nas principais capitais mundiais, confirmam a capital paulista como a maior frota de helicóptero por cidades do mundo.
São Paulo tem mais de 420 aeronaves registradas e com a quantidade de operações diárias: em torno de 2 mil pousos e decolagens por dia.
As cidades de Nova Iorque, nos Estados Unidos, e Tóquio, no Japão, metrópoles de maior similaridade com São Paulo nas operações por helicóptero, ocupam respectivamente a segunda e terceira posição no ranking.
As informações analisadas pela Abraphe apontam ainda o Brasil (1.990 aeronaves registradas) como a quarta maior frota de helicópteros civis do mundo na comparação por países, estando atrás dos Estados Unidos (12 mil helicópteros), Canadá (2.776 helicópteros) e Austrália (2.025 helicópteros).
O País fica à frente da França (1,3 mil helicópteros) e do Reino Unido (1.260 helicópteros). Os dados considerados são de 2012.
Segurança de Voo
O setor de helicópteros no País cresceu 20% ao ano na média dos últimos cinco anos.
São mais de 3,7 mil pilotos de helicóptero em operação e média anual superior a 300 licenças emitidas para Piloto Comercial de Helicóptero (PCH) nos últimos três anos.
Levantamento preliminar divulgado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) indica que o número de acidentes com helicóptero no País tem caído.
Em 2012, a redução no número de acidentes envolvendo helicópteros foi de 15,5%, de acordo com o órgão federal.
Até 2016, a meta do IHST, entidade internacional voltada à segurança de voo por helicóptero, é reduzir em 80% o número de acidentes com helicópteros no País.
6 comentários:
São Paulo cada vez mais.
Com certeza!
Fantástico saber disso.
Só falta ter congestionamento lá em cima também.....rsrs!
SP é uma cidade que cresce para todos os lados e agora com o recorde mundial batido no céu.
Minha futura profissão.
Postar um comentário