Bloqueio botao direito mouse

domingo, 14 de março de 2010

COM QUE ROUPA EU VOU ?


“Esporte fino”, “Passeio completo"...
O que significa tudo isso?


Se você recebeu um convite que traz a indicação de como deve se vestir, a primeira coisa a fazer é entender em que situação o traje se enquadra.

Quando se estabelece um padrão, a idéia é justamente garantir que todos estejam adequados à ocasião.

Quando vamos a uma festa, temos a intenção de homenagear quem nos convidou. Por isso é simpático e educado tentar cumprir com o código de conduta, da melhor maneira possível.

Traje esporte

Esse é o traje mais simples e informal, é o que nós usamos no nosso dia-a-dia. É muito usado para eventos diurnos e ao ar livre.

Mulheres
Calças lisas ou estampadas, vestidos leves e floridos (inclusive os de alças), terninhos, bermudas, blusas. As bolsas devem ser de tamanho médio a grande e de material menos social possível. Use o mínimo de brilhos, jóias, bijouterias e afins. Pouca ou nenhuma maquiagem.

Homens
Calças jeans ou de brim com uma camisa de tecido ou camisa polo de malha. Dispensa gravatas e paletó, mas recomenda-se o uso de um blazer em dias frios. Para os pés, um “sapatênis” cai muito bem.

Traje passeio, passeio informal, tenue de ville, esporte fino

É uma roupa mais elaborada.

Mulheres
Vestidos mais elegantes e tailleur. À noite, o pretinho básico cai muito bem. Os sapatos têm saltos altos e as bolsas vão de média (dia) para as pequenas (noite). Não abuse dos acessórios, nem em maquiagem carregada.

Homens

Podem optar por terno ou usar blazer com calça mais esportiva. Caso venha a optar por um terno, complemente com bela gravata. Se no convite vier tenue de ville, é aconselhável o uso de terno com gravata, seja noite ou dia.

Passeio completo, passeio formal, traje social, social completo

Estilo mais sério, usado em ocasiões de importância tal como reuniões, encontros de negócios, jantares, apresentações, etc.

Mulheres
Use vestidos (longos a noite e longuetes de dia) e tailleurs. Decotes, fendas e transparencias (todos devidamente moderados) começam a aparecer mais. Os tecidos são nobres, as jóias ganham mais espaço. Os cabelos e a maquiagem tem que estar mais trabalhados.

Homens
A ocasião exige terno completo com gravata. Para a noite, sugerem-se as cores escuras, e para o dia, tonalidades mais claras

Black-tie, rigor, habillé, tênue de soirée

São os trajes utilizados em bailes e eventos com muito glamour.

Mulheres
Vestidos longos, normalmente com bainha abaixo do tornozelo (talvez até uma discreta cauda). Decotes, aberturas, transparências e brilhos podem ser usados. Saltos altos, meias finas (de seda), carteira pequenas ou de metal.
Jóias, estolas e echarpes aqui tem seu lugar. A minissaia está proibida. Os cabelos podem estar soltos, mas o ideal é prender. A maquiagem é fundamental e deve estar perfeita.

Homens
Use o Smoking. O ideal é se usar a cor preta. Dê uma atenção especial ao seu caimento pois aqui, cada detalhe é muito importante. A gravata é borboleta. Os sapatos devem ser pretos e podem ou não ser de verniz.

Gala


Casaca para os cavalheiros e vestido longo para as damas. Não use conjuntos.

No mais é aproveitar o glamour de cada ocasião.

Fonte: Matéria pesquisada e aprimorada.

4 comentários:

Marcia Maestro disse...

rs..Lu, esta é a pergunta que não quer calar....sempre!..rs

Luciana disse...

Realmente sempre pinta uma dúvida na hora h. Adorei a consultoria.

Focun disse...

Esta matéria veio a calhar mesmo, a gente fica meio perdido com os nomes e estilos de roupas para determinados eventos.

Anônimo disse...

Amei as dicas, me ajudou bastante. Eu fui convidada para um aniversário de 50 anos de um amigo empresário e o convite indica trajes finos e ainda especifica que as mulheres estejam de longo e os homens de terno. Posso usar um vestodo longo estampado?