Bloqueio botao direito mouse

quinta-feira, 13 de maio de 2010

9 PALAVRAS E EXPRESSÕES CONTRA INDICADAS NO TRABALHO


Em artigo na Forbes, a autora Linda Durre elege as palavras mais negativas de um ambiente de trabalho

Se não tem nada de bom a dizer, fique quieto(a): expressões que denotam pouco interesse devem ser evitadas no trabalho


Em artigo publicado na Forbes.com, Linda Durre, consultora, psicóloga e autora do livro "Surviving Toxic Workplaces" ("Sobrevivendo a Locais de Trabalho Tóxicos", em tradução literal), listou as piores nove expressões e palavras para se dizer no trabalho.


Confira a lista de Linda abaixo:


Vou tentar
O que realmente significa: "não quero fazer, mas não vou dizer isso agora"
Como driblar: "Ponha paixão no seu trabalho", recomenda Linda no artigo para a Forbes. Assim, se o projeto não der certo, provavelmente é porque não era a hora - e não porque você não deu seu melhor.

Tanto faz
O que realmente significa: "quero me livrar desta proposta logo"
Como driblar: evite esta expressão a todo custo. Na opinião de Linda, utilizá-la cria um muro entre você e a pessoa para quem você respondeu. Se não confia em uma proposta, há outras maneiras de dizê-lo.

Talvez e Eu não sei

O que significa: "não quero tomar uma decisão"
Como driblar: claro que ninguém tem certeza do que é preciso fazer o tempo todo. Mas às vezes estas expressões funcionam como uma tentativa de sair da berlinda. Fique atenta para não cometer esse erro.

Eu te dou um retorno

O que significa: "quero adiar o andamento deste projeto"
Como driblar: ao ouvir uma dessa, insista na pergunta: "quando voltamos a nos falar?". E relembre a pessoa que você precisa de um retorno, por e-mail ou mensagem de texto.

Se

O que significa: "quero jogar a culpa nos outros"
Como driblar: evite usar a palavra em um contexto específico, como "se o Fulano fizer a parte dele, eu faço a minha". É preciso entender que cada um tem sua parte - e não se apoiar nisso.

Sim, mas...

O que significa: "não quero me envolver no projeto"
Como driblar: pergunte a si mesma se, ao dizer "sua ideia é ótima, mas...", está listando obstáculos reais ou apenas se apoiando para não participar da execução de um projeto.

Eu acho...

O que significa: "não me importo o suficiente"
Como driblar: não chute. Ao ser perguntada sobre algo, cheque os dados. Se preciso, diga a seu chefe que você vai verificar, e depois dê um retorno a ele.

Vamos ver

O que significa: "quero evitar confronto"
Como driblar: para Linda, esta frase é conhecida de todas nós desde quando éramos crianças. Lembra do quanto era frustrante pedir autorização para um passeio e ouvir seu pai responder "Vamos ver"? Não repita esta experiência no trabalho, seja você chefe ou subordinada. Dê explicações claras e, se precisar de um tempo para decidir, co
mbine um retorno e o cumpra.

8 comentários:

Nínive Costa disse...

Uma pérola!!!

Claudia Salviano disse...

MUITO BOM....ELEGANCIA SEMPRE

Maíra Protzner disse...

Otima... vou levar isso pra minha vida não só para o trabalho, palavras tem muita força se soubermos usa-las a nosso favor seremos muito mais realizados.

Mi... disse...

Luiz,

Excelente "Post", elegância nunca é demais, nem nas rodas sociais, nem no trabalho; em todo o lugar devemos nos posicionar de maneira a impressionar; quantitativa esta matéria! ;-)

Celia Maria Correa disse...

Para início de conversa seu blog é chiquérrimo! matéria é super interessante pricipalmente porque é útil, a maioria das pessoas não sabe se comportar em ambiente de trabalho confundem educação com acertividade e atitude proativa, por mais descontraído que seja o ambiente de trabalho, temos que reconhecer que intimidade não combia, nem de palavras, comportamento, vestuário e priorizar os bons e velhos conselhos de boas maneiras!

celiamariacorrea@hotmail.com

LiLa BoNi disse...

Teu blog é um arraso mesmo...estou sempre seguindo...
Parabéns !!!
Beijos !!!!!

BelMoraes disse...

Adoreiiii Luiz!
Td a ver ..
BjK

Wal Nunes disse...

Quando desejamos realizar algo,temos que focar isso em nossa vida como prioridade...Não deixando duvidas em que estamos realizando...Parabém sempre pelo seu trabalho...Vc é maravilhoso em suas realizações...BEijo no coração.