Bloqueio botao direito mouse

quarta-feira, 1 de junho de 2011

CUBA PLANEJA CONSTRUIR LUXUOSOS RESORTS DE GOLF


Clube de golfe em Varadero, balneário de Cuba,
atrai turistas à ilha


The New York Times - Um dos primeiros atos de Fidel Castro ao assumir o poder foi se livrar dos campos de golfe de Cuba, tentando acabar assim com um esporte que ele e outros revolucionários socialistas viam como o epítome dos excessos da burguesia.


Agora, 50 anos depois, empreiteiros estrangeiros dizem que o governo cubano tem caminhado na direção oposta, dando aprovação preliminar nas últimas semanas para a construção de quatro luxuosos resorts de golfe na ilha, os primeiros de uma série que o governo prevê que irá atrair turistas a uma nação com fome de dinheiro.

Os quatro projetos iniciais totalizam mais de US$ 1,5 bilhões, com os lucros do governo representando cerca de metade deste valor.

Os planos para os desenvolvimentos incluem residências que os estrangeiros terão permissão para comprar – uma rara oportunidade em um governo que proibiu a propriedade privada em seu esforço por igualdade social.

Castro e seu camarada de armas Che Guevara, que trabalhou como caddie (carregador da bolsa com os tacos de golfe) em sua juventude na Argentina, foram fotografados com fardas e tacos décadas atrás, no que alguns interpretaram como um esforço para zombar o esporte ou o presidente dos Estados Unidos na época da revolução, Dwight D. Eisenhower, e sua paixão pelo golfe – ou ambos.

Mas a deterioração da economia de Cuba e o aumento da popularidade do esporte, especialmente entre turistas dispostos a gastar, amaciaram a visão do governo, segundo os investidores.

As autoridades cubanas não responderam aos pedidos de comentário, mas Manuel Marrero, o ministro do Turismo, disse em conferência na Europa neste mês que o governo antecipa a construção de 16 resorts de golfe em breve.

Nos últimos três anos, o único campo de golfe de Cuba, com 18 buracos, uma propriedade do governo na área da praia de Varadero, chegou a sediar um torneio. Há muito o jogo deixou de ser apenas para os ricos, argumentaram os promotores do evento.

"Fomos informados que essa incursão em investimentos estrangeiros é uma prioridade no governo", disse Graham Cooke, um arquiteto de campos de golfe canadense que está concebendo um projeto de US$ 410 milhões para a praia de Guardalavaca, na costa norte da ilha, a cerca de 500 quilômetros de Havana, para um consórcio de índios do Canadá.

A empresa, a Standing Feather International, diz que assinou um memorando de entendimento com o governo cubano no fim de abril e será a primeira a abrir um resort deste tipo no país, em setembro.

5 comentários:

Anderson Link disse...

I've never loved anything the way I love golf - congratulations

Global disse...

This is a great article about golf! I'll be there!

Clodoaldo disse...

Cuba evoluindo e se tornando mais um polo turistico de primeiro mundo.

Alcides disse...

Grande LH seu blog cada vez melhor, mais uma dica top para os amantes do golfe!
Abraço

Marco Antônio disse...

Grandes negócios são fechados nos campos de golfe! É isso aí, Cuba entrando em uma nova fase!