Bloqueio botao direito mouse

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O LUXO ESTÁ DE LUTO


Morreu Eliana Tranchesi. Com ela, morre um mito, morre um conceito de luxo como nunca se viu antes no Brasil.

Eliana Piva de Albuquerque Tranchesi faleceu esta madrugada, aos 56 anos, vítima de câncer no pulmão. Herdeira da Daslu, há cinco anos ela travava uma longa batalha contra a doença.

Nascida em uma família rica, Eliana Tranchesi não precisaria trabalhar para sobreviver. Mas cansou de dizer que cedo se descobriu uma comerciante nata. Única mulher entre seis filhos, ela gostava de roupas e de fazer compras, mas não pensava em trabalhar na loja da mãe. Seu sonho era ser artista plástica – ela fez Artes Plásticas na Faap, em São Paulo. No entanto, foi ser vendedora na Daslu, e pegou gosto.

A primeira loja começou a funcionar em 1958 na casa de Lucia Piva de Albuquerque, mãe de Eliana. A loja foi aberta em sociedade com Lourdes Aranha dos Santos. A loja era das Lu (Lucia e Lourdes), de onde se originou o nome.

Eliana assumiu o controle da butique em 1983, após a morte da mãe, e desde o início contou com a ajuda dos irmãos no negócio. Sem placa na porta e ocupando uma casa no bairro da Vila Nova Conceição, a Daslu se ergueu sob a força da exclusividade.

Só quem conhecia, entrava. E quem entrava era recepcionado por vendedoras tão ricas e poderosas quanto as clientes. O atendimento era personalizadíssimo. Só mulheres podiam circular no emaranhado de salas que formava a loja – que foi se expandindo, abocanhando as casas vizinhas, e as do outro lado da rua, até tomar conta de um quarteirão inteiro na Vila Nova. Era chamada de Disney das endinheiradas. Mulheres ricas (mesmo) do país inteiro faziam compras na suntuosa Daslu.

A primeira grande virada na vida de Eliana Tranchesi se deu em 1990, quando as importações foram liberadas pelo então presidente Fernando Collor de Mello. Ela foi à Europa e voltou com a mala abarrotada de grifes de luxo, que antes só eram vistas em outros continentes. A Daslu foi a primeira butique brasileira a vender grifes como Prada, Dior, Valentino, Chanel, entre outras. Hoje parece simples, mas imagine o que não era chegar em Paris e convencer a Chanel a vender suas roupas em um país de terceiro mundo chamdo Brasil? Eliana consegiu.

A partir daí, a Daslu virou referência para quem tinha muito dinheiro para gastar e queria ver e ser visto. A loja não tinha provadores. As clientes se trocavam nas salas. Há quem diga que essa prática foi responsável, até, pelo aumento das cirurgias plásticas no País. As vendedoras, tão sofisticadas quanto as clientes, eram chamadas de Dasluzetes. Para os serviços gerais, como recolher as roupas espalhadas pelo espaço e servir cafezinho, havia as Aventaizinhas. Para elas, Eliana fundou uma creche, que chegou a dar assistência a 400 crianças.

A segunda grande virada de Eliana se deu quando ela migrou das casas na Vila Nova Conceição para a Vila Daslu, um complexo gigantesco às margens do rio Pinheiros, em São Paulo, com diversas grifes espalhadas por seus 17 mil metros quadrados, em que eram vendidas não só roupas, mas toda sorte de artigos de luxo.

"Hoje o país foi informado de que perdeu uma grande empreendedora e mulher de talento.Vivemos num país no qual as pessoas sonham em empreender e serem bem sucedidas em seus empreendimentos. Muitos começam de maneira humilde, até mesmo trabalhando em casa, e, alguns poucos, conseguem atingir o tão almejado sucesso após anos ou décadas de trabalho incansável.
É fato, o sucesso de alguns incomoda a muitos, e, não posso negar que a inveja pode ser uma ferramenta evolutiva poderosa quando bem utilizado. A inveja pode ser muito saudável quando serve de inspiração, de motivação. Não para motivar atitudes mesquinhas onde se tenta destruir o objeto da admiração.
Alexandre chorou ao visitar a tumba de Aquiles, e, Júlio César chorou ao visitar a tumba de Alexandre. Choraram por se sentirem diminutos e longe de alcançar seus sonhos mais ternos. Todavia, souberam transformar as lágrimas e o incômodo sentimento de impotência em realizações grandiosas.
Que o sucesso dos outros nos sirvam de inspiração para os nossos próprios sucessos."
- Palavras da amiga Adriana Rohrer.

Quanto a mim...Só posso dizer: "Obrigado Eliana por fazer da Daslu a porta de entrada do luxo e da sofisticação no Brasil. Sempre alegre e positiva, me dava uma atenção especial e aos meus clientes na Villa Daslu, me sentia em casa. Você vai fazer falta. Descanse em paz!”

Luís Henrique Sampaio
LH Luxury Consultant

21 comentários:

Lisiane May disse...

Realmente Luís era uma pessoa muito querida e carismática ao nos receber sempre com carinho...Deus esta cuidando dela...Fique em paz!

Ana Paula Kruschewsky disse...

Fiquei triste.

Fernando Correia de Oliveira disse...

Bela história.

Antonio De Moraes Junior disse...

Não vi luz no presente nem esperança no futuro", disse Eliana antes de morrer, Até nesse momento ela foi diferenciada. realmente uma pena, sendo tão jovem. uma pena.

Eugenia Maria Abrunhosa Alves disse...

Estou sentida c a perda da Eliana, estive ligada diretamente c a confecção da marca Daslu(todos segmentos giorno, homem,teen, etc ), era uma família linda... Adorava tudo aquilo... lindo texto... beijos.

Claire Lima disse...

Fiquei 5 anos sem ir ao BR, quando ouvi os comentarios desta famosa boutique DASLU, assim que cheguei quis conhece-la Vila Nova Conceicão, ela estava lá imediatamente tive alguém que me ofeceu algo p/ beber, como se faz aqui só quando se compra uma certa quantidade, eu que estava acostumada aqui en Zurich trois pommes uma daslu suiça, fiquei encantada no BR com o carinho brasileiro, ela muito alegre descontraida, uma grande perda, ela sem duvida foi muito importante para o Brasil, paz a sua alma.

Beth A Oliveira Barreto disse...

A vida é eterna Luís Henrique e, sendo assim, ela continuará radiando sua energia. Paz e luz.

Luciana Valadares disse...

OMG !!! I can't believe it !!!

Gizele Keller disse...

Fará falta este mito q ela construiu onde realmente era um lugar aconchegante. Villa Daslu já faz falta.

Rodrigo Bolinha Ramacciotti disse...

Realmente uma grande perda.

Ana Christina R Camargo disse...

Uma grande perda para a família, amigos e com certeza para o mundo da moda. Nossas condolências.

TATI DOIN disse...

BELÍSSIMA HISTÓRIA...

Lilia Mourao Alta Costura disse...

Realmente lamentavel ...! Deus abençoe a familia !

Liz Marialda Lize disse...

Muita luz!!! Descanse em paz!

Heloisa Helena Martins disse...

Muito triste!!!

Luxo disse...

Uma perda sentida por todos.
Sabemos o tanto que ela contribuiu para que o país fosse reconhecido no mundo do luxo.
Parabéns pelo post LH, você é um importante representante e embaixador deste universo.

Izabel B Lima disse...

Descanse em paz !

Isaac Huna disse...

Independente de td, Eliana foi a desbravadora da moda e luxo nacionais p o mundo! Q.E.P.D.

Maitê Brusman disse...

Sim, descanse em paz!

Patricia Godoy disse...

Luís Meu Amado!!!
Realmente hoje o Luxo está de Luto!!
Muito Triste.
Mas meu amigo..
Vamos tentar pensar que a Eliana foi e é uma guerreira e nossa rainha onde espelhamos sua vida para continuarmos a lutar a cada dia para este lindo projeto e através da sua lição de vida deixada para nós,a cada dia possa se tornar mais forte e através dela e por você,poder compartilhar o "verdadeiro luxo" que somente vc consegue transmitir a nós seguidores a sensibilidade do luxo de como ser totalmente feliz!!!
Deus o Abençoe Infinitamente Mais More Mio e lhe dê forças para prosseguir forte como Nunca e vc sabe disto sempre..Conte comigo para tudooooooo!!!
Meus Sinceros Sentimentos!!
Baci Belo!!!
Patricia Godoy.

Sylvia G. Stabs disse...

Temos nossa hora de trocar dimensoes... Ela brilhara onde estiver!