Bloqueio botao direito mouse

quinta-feira, 24 de julho de 2008

AUTO-ESTIMA


Muitas vezes pensamos que o mundo não nos trata do modo como somos merecedores e vivemos culpando ou criticando as pessoas. Ficamos ansiosos e deprimidos com freqüência; reprimimos os próprios sentimentos; sentimo-nos ofendidos quando contrariados. Culpamos nossos pais, irmãos, a sociedade, o governo, os amigos, os parentes e os associados por nossas falhas e desilusões. Tudo isso é sinal de uma baixa auto-estima.

No entanto, a verdade é que o modo pelo qual o mundo nos trata é um reflexo de como nos tratamos a nós mesmos. No momento em que você passar a gostar de você, o mundo reagirá e lhe compensará pela sua existência. Uma auto-estima saudável é a pedra fundamental do sucesso e a satisfação de viver. Infelizmente, devido à programação negativa recebida durante a infância, a maioria das pessoas tem sua auto-estima prejudicada.

Muitas vezes, uma auto-estima equilibrada é o que lhe encoraja e deixa mais atento às oportunidades; além disso, faz com que veja os problemas como forma de aprendizado, dando-lhe mais condições para lidar com as dificuldades da vida. É essencial lembrarmo-nos de que sempre é possível alterar ou transformar nosso “estilo de vida”. Para tanto, não duvidemos de nossas aptidões e vocações naturais, nem questionemos sistematicamente nossas forças interiores. Para obtermos autoconfiança, somente é preciso reivindicarmos, valorosamente, o que já existe em nós por direito divino.

Considero que, para a maioria dos casos, trabalhar a auto-estima não seja algo tão complicado quanto possa parecer. Entretanto, a maioria das pessoas ignora pequenos passos que podem ser dados para a construção ou para o resgate dessa auto-estima.

Saia desse poço sem fim... Preso em seus conceitos, em seus medos, cada vez mais fundo. Ouse deixar seu medo de lado, tente ser você mesmo, determine uma mudança, tenha firmeza no seu olhar, nas suas atitudes, tenha respeito por você mesmo. Somente optando pelo auto-respeito é que conseguiremos o respeito alheio. Encontraremos nos outros a mesma dignidade que damos a nós mesmos.

Enquanto uma atitude não tomar, enquanto com a cabeça do outro você pensar, tudo vai ficar sempre confuso em sua mente. Tudo fica sem rumo. Experimente uma reação, experimente uma ação, solte seu passado, solte as pessoas, solte os pensamentos negativos, quebre a resistência. Para que se torturar tanto? Para que continuar se machucando?

Procure as causas profundas das coisas que lhe ferem e das que lhe dão prazer. Normalmente paramos no nível das sensações: "Isso me dá prazer e ponto. Isso me machuca e ponto." O mais importante é sabermos porque causa prazer e porque fere. O prazer não é sempre bom nem o ferimento sempre ruim. Depende para onde eles nos conduzem. Algo que nos machuca profundamente pode ser a chave de compartimentos desconhecidos, mas vitais na nossa morada psicológica/espiritual. Quando compreendemos as causas de nossas dores emocionais, freqüentemente elas desaparecem. São como os sonhos repetitivos que só deixam de acontecer depois que os interpretamos corretamente.

Cultive a busca da sabedoria através da leitura de autores relevantes de diversas áreas do conhecimento. Desenvolva uma forma plural de olhar a vida, busque novas dimensões, novas abordagens. Procure conhecer pessoas com qualidades morais e intelectuais e aproveite sua saudável companhia. Faça o mesmo com pessoas mais simples e menos experientes que você e, perceba, ainda assim, o quanto elas têm a lhe ensinar.

Deixo aqui algumas dicas que podem ajudar a melhorar a sua auto-estima:

l. Pense e seja feliz. Se plantarmos pensamentos como “sou feliz," surgirá a felicidade. Por isso, quem deseja ser realmente feliz, mesmo que a sua situação atual ainda não seja muito boa, mesmo assim, deve pensar e falar várias vezes, todos os dias: "Já sou muito feliz"; assim, com certeza, vai conquistar uma vida verdadeiramente feliz e saudável.

2. Serenidade mental. A felicidade vem da paz espiritual. Se expressarmos satisfação e gratidão pelas coisas que temos recebido até agora, isso vai nos trazer bem-estar espiritual. O importante é descobrir a felicidade na nossa vida cotidiana, seja ela como for.

3. Alegrar-se pela felicidade do próximo. Mesmo ainda não possuindo os bens materiais desejados, demonstrar alegria diante dos bens e do conforto material do outro, apreciando sem demonstrar nenhum tipo de constrangimento e inveja.

4. Praticar atos de bondade. Todos os dias praticar pelo menos um ato de bondade, seja na forma de uma palavra de conforto moral ou espiritual, que possa refletir sua solidariedade para aliviar a dor dos que sofrem.

5. Perdoar sempre. Na medida em que você conseguir perdoar, eliminará o ódio e o rancor existentes em você; assim, ficará mais leve e terá paz interior para avançar rumo ao sucesso.

6. Evitar falar mal dos outros. Quem deseja ser feliz e ter uma boa saúde, deve enaltecer as qualidades das pessoas e minimizar os seus prováveis defeitos, criando uma atmosfera favorável para si e o grupo a que pertence.

7. Valorizar os bons pensamentos. Uma pessoa espiritualizada sempre está atenta a ter pensamentos e atitudes saudáveis. Isso faz com que naturalmente possa atrair acontecimentos bons.

8. Antes de dormir, avalie o seu dia e evite ficar remoendo o passado, principalmente, coisas desagradáveis que já não têm mais jeito. Procure viver intensamente o momento presente e aproveite para construir uma felicidade duradoura com base sólida.

9. Supere seus obstáculos. Procure cultivar sua autoconfiança e conhecer melhor a si mesmo. Agindo com determinação e sabedoria, você conseguirá criar um clima favorável para realização das suas mais legítimas aspirações.

10. Viva em paz com as pessoas. Fale bem das pessoas da sua família e da sua comunidade. Tente resistir e não rotular ninguém. Reexamine seus conceitos e não haja com discriminação. Assim, será criado um ambiente apropriado para ser feliz e progredir sempre.

Ame a si próprio, sinta-se responsável apenas pelo que depende de você. Construa seu sonho em terra firme, com base sólida. Viva o dia de hoje, sempre um de cada vez. Aprenda sempre consigo e não só com os outros. Enxergue suas qualidades e não só os defeitos. Dependa dos seus pés para andar e dependa das suas idéias para prosseguir.

“Perceba que você é tão poderoso e forte quanto você se permite ser e que a parte mais difícil de qualquer empreendimento é dar o primeiro passo, tomar a primeira decisão.” A vida é feita de decisões, só depende de você escolher as melhores. Com a ajuda certa para se conhecer melhor fica mais fácil. Nunca desista. Há uma força especial dentro de você! Por tudo isso, ame-se, estime-se, olhe-se no espelho, sorria para você mesmo, dê um bom dia a você, abrace a si mesmo, porque para amar os outros é necessário amar a si mesmo primeiro. E não esqueça de mentalizar, todos os dias, bons pensamentos para você, olhar a natureza, sorrir, dar risadas, espalhar beijos e abraços, dizer eu te amo, enfim, espalhar mensagens de alegria e otimismo pela vida à sua volta.
Pense Nisso...

*Obs: O texto não é de minha autoria, mas tem tudo a ver com a minha filosofia de vida e trabalho.

"Nunca se desfaça dos seus sonhos,
sem eles você até vai continuar existindo,
mas deixará de viver..."



17 comentários:

Green Fairy disse...

Luís

Parabéns pela exelente matéria AUTO-ESTIMA em teu blog, bem objetiva, inteligente e bastante motivadora a mudanças.
Farei uso do mesmo para motivar a mim, e as pessoas do meu convíveo a encararem e vencerem os obstáculos desta vida, buscando desta forma mostrar para eles, que tudo é possivel, com vontade edeterminação.
Obrigada pela oportunidade ofertada por voce.... veio no momento certo pra mim!!!

Beijinhos

Brisa do Mar

Cássia disse...

Ótima matéria,devemos ler e assimilar.
Deixo uma frase que uso muito:
"O que você irradia em seus pensamentos, sentimentos, imagens mentais e palavras você atrai para a sua vida.
Você é um imã vivo."

um beijo

Tantaum disse...

Parabéns pela matéria,sucinta e inteligente!!!
Assino em baixo em tdo que escreveu!
bjao
talita

Inára disse...

Querido Luis, maravilhoso texto que exprime toda uma filosofia de vida.....obrigada por nos oportunizar leitura tão interessante e profunda....parabens, tu estás sempre antenado nas "choses de la vie".Bjs.

Ligiane disse...

Adorei o texto, realmente sem auto estima a vida não se realiza por completo, sempre falta alguma coisa e provoca infelicidade e insastisfação. Temos que nos conhecer profundamente para fazer o melhor para nos mesmos.

Valéria disse...

Nossa! Uma sessão de terapia rs Concordo com o texto e com você, meu querido... O mundo abre todas as portas quando você gosta do que vê no espelho... E complemento lembrando da Lei da Atração... Você é o que transmite para o mundo! Seja paz e terá paz de volta! Beijos de quem ama seu blog!!!!

Izabel disse...

Boa noite querido! parabêns pela materia "Auto-estima" eu sou suspeita para falar pois vivo com a minha la nas alturas nunca deixo ela cair.Mas sei que uma baixa-estima pode muitas vezes fazer com que até as mulheres mais extraordinárias entre em relacionamntos destrutrivos.deixo aqui uma frase mas não é minha...
A auto-estima não é apenas um termo da moda ela é a essência de qualquer relacionamento positivo que vc possa ter.(Steven Carter& Julia Sokol)bjos Izabel

elisete disse...

Parabéns Luiz Henrique...você é simplesmente maravilhoso...suas matérias são exelentes...inteligentes...e focam exatamente o nosso cotidiano...adoro suas matérias...Com certeza farei uso pois simplesmente todos nós precisamos disso...adoro você...tenha exelente FDS beijos e obrigada por compartilhar comigo essa maravilha...

beijos

atchim disse...

Muito bom!
Serenidade...acho que é o ponto certo para encararmos a realidade. Muitas vezes "remamos contra a maré", sendo que devemos deixar que as coisas aconteçam por si só, pois a própria vida nos guia para o que é certo ou errado. Cabe a nós, saber usar de tal serenidade, para saber fazer a escolha certa.

Parabéns pela matéria Luís!

Beijos

Ana

Paulo Pascuotte disse...

Pois é meu caro amigo, somos o que queremos ser, nada mais que isso.
Parabéns pelo texto, creio que ajudará muita gente...
Um grande abraço.

Fátima Souza disse...

Olá, querido!

Nossa, que matéria maravilhosa!
A auto-estima, juntamente com o amor-próprio, é a base para o ser humano. É a cura para todas as dificuldades e sofrimentos. E mais, é a cura para todas as doenças de origem emocional e relações destrutivas.
Parabéns,por tanta capacidade. Nada como um homem dotado de inteligência e sabedoria.
Continuo te admirando muito.
Beijos da amiga,
Fátima Souza

Helena disse...

Luís
Adorei teu artigo, muito atual neste momento de tantas transformações, porém não pensem ser muito fácil lidar com a auto-estima.

A auto-estima influência tudo que fazemos,nada mais é q o resultado de tudo o que acreditamos ser, temos então q o auto conhecimento é de fundamental importância para aumentar a auto-estima.Ela influência e muuuuuito a escolha de nossos relacionamentos. Os q tem elevado amor-próprio no geral atraem pessoas com as mesmas características,dando origem a prováveis uniões saudáveis, harmoniosas. Já a auto-estima baixa, acaba atraindo ou mantendo relacionamentos destrutivos.Embora quando há amor-próprio, a pessoa não se deixa envolver, tampouco manter relações destrutivas.
Resolvi comentar este tópico, mas saiba que achei todos de excelente qualidade.
Beijocas

Helena Abreu
25 de julho de 2008

Nilce disse...

Luís Henrique...
Como ler o seu blog me faz bem!

elisete disse...

Luís...seu blog é fantástico...todas as matérias são de um bom gosto incrívele você maravilhoso...a matéria sobre Auto-Estima é perfeita e necessária no nosso dia a dia.
Adoro você...obrigada pela oportunidade de fazer parte da sua doce vida...!!
Beijos querido

Marcia disse...

Ótima matéria Luís !
Deveríamos tê-la de cabeceira, na ajuda de transpor os obstáculos e não se abater.
A força está dentro de cada um de nós*

Preciosa Matéria...vc.é show!
bjo*

Sandra disse...

Belo texto, maravilhoso!

O que faz do homem ser vitorioso em todos os ramos da vida, nada mais e nada menos do que a grande "mola" que alavanca: AUTO-ESTIMA!

Bom dia!

Celia disse...

Querido Luís, amei o texto, de muito bom gosto e que retrata a realidade de muitas pessoas.
Eu precisava dessa motivação, e deste start.
A partir de hoje começa aqui uma nova mulher.
Pode me cobrar, eu sei que vou conseguir, com o meu esforço e a sua amizade!!
Obrigado pelo carinho e as dicas que me passou!

Super beijo!