Bloqueio botao direito mouse

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

ARÁBIA SAUDITA INAUGURA RELÓGIO GIGANTE EM MECA


Riad, 11 ago (EFE) - Coincidindo com o início do mês do jejum do Ramadã, a Arábia Saudita inaugura nesta quarta-feira um relógio gigante, um dos maiores do mundo (6 vezes o tamanho do Big Ben - Londres), em frente a grande mesquita da cidade muçulmana sagrada de Meca.

O relógio, que tem um diâmetro de 40 metros e foi fixado a 400 metros de altura, pode ser visto a partir de qualquer ponto de Meca até uma distância de 25 quilômetros.

Mas a atual posição não é definitiva. Está previsto que no futuro o relógio seja colocado, com as suas quatro faces, em cima de um arranha-céu a 600 metros do solo.

Os sauditas esperam hoje com ansiedade o chamado à oração ao entardecer - que anuncia o fim do jejum -, que será dado pela primeira vez pelo relógio, associado a um espetáculo de luzes no céu.

"O relógio é um atrativo a mais para Meca, além de ser um grande avanço utilizá-lo para anunciar o chamado à oração para romper o jejum do Ramadã", disse à Agência EFE um imame de uma mesquita em Riad.

O relógio fica em frente à grande mesquita de Meca, local ao qual se dirigem os muçulmanos do mundo inteiro para as cinco orações diárias.

Por enquanto, só uma das quatro faces está concluída. O relógio será feito com 98 milhões de peças de mosaicos de cristal e é uma obra de grande riqueza decorativa e ostentação.

A intenção dos criadores é que este relógio não seja só o maior do planeta, mas também se torne referência no mundo, concorrendo diretamente com o relógio de Greenwich, no Reino Unido.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito interessante esta matéria, do homem tentando superar os limites da sua imaginação.