Bloqueio botao direito mouse

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

ETIQUETA SOCIAL E PROFISSIONAL


A Etiqueta Moderna, adaptada ao século XXI, nada tem de parecida com a antiga, de regras rígidas de comportamento. Hoje, a palavra refere-se muito mais à qualidade do relacionamento entre as pessoas.

Na prática, funciona como um código de comportamento globalizado.
*Atualmente, com toda a evolução tecnológica ao nosso alcance, a comunicação nunca foi tão fácil: povos de diferentes culturas, profissões, idades e interesses, interagindo com muito mais dinâmica e eficiência.

No entanto, toda essa facilidade de comunicação sem precisar sair da sala causou um efeito contrário na comunicação “pessoal”, ao vivo: quando precisam participar de reuniões, eventos de negócios, um simples encontro, as pessoas literalmente “perderam a prática” de como se faz.


A arte do convívio era dominada pela geração antiga, justamente pelo fato de que, na falta da tecnologia atual, as pessoas acabavam se interagindo com mais freqüência. E sabiam conversar, coisa que hoje, por incrível que pareça, pode não ser tão fácil para as novas gerações.


Por isso, temos a Etiqueta Moderna como parâmetro: ela funciona como uma linguagem comum a todos. É um conjunto de normas, identificáveis, que facilitam e permitem uma comunicação mais fácil, segura e eficiente.
Principalmente se a comunicação for via Internet - “Netiqueta”, podemos chamar assim, já é uma realidade.

A Etiqueta ao contrário do que se imagina, não é um conjunto de normas rígidas e sem sentido.


Ela tem como objetivo, ordenar uma conduta ,baseado-se em princípios como:

- Bom senso

- Naturalidade

- Afetividade


Bom senso – é um conceito usado na argumentação que é estritamente ligado às noções de Sabedoria e de Razoabilidade, e que define a capacidade média que uma pessoa possui, ou deveria possuir, de adequar regras e costumes à determinadas realidades, e assim poder fazer bons julgamentos e escolhas. Pode, assim, ser definido como a forma de "filosofar" espontânea do homem comum, também chamada de "filosofia de vida", que supõe certa capacidade de organização e independência de quem analisa a experiência de vida cotidiana.


Naturalidade – se a situação for muito nova ou desconhecida, se algo lhe parecer fora de contexto, trazendo com isso uma certa insegurança, não hesite em perguntar, tirar dúvidas com pessoas em quem você confia e tem afinidade, ninguém é obrigado a conhecer tudo sobre todas as coisas o tempo todo.


Afetividade – A afetividade é um componente básico do conhecimento e está intimamente ligado ao sensorial e ao intuitivo.
É preciso incorporar a atenção ao bem estar das outras pessoas. Desta forma não há como errar. No sentido de perceber se a outra pessoa está confortável, sendo bem atendida. O homem contemporâneo, pela relação tão forte com os meios de comunicação e pela solidão da cidade grande, é muito sensível às formas de comunicação que enfatizam os apelos emocionais e afetivos mais do que os racionais. Esse tipo de gentileza em um mundo onde a pressa e eficiência dominam a cena, pode fazer uma grande diferença.

Deste modo não há como falhar?

As chances diminuem sensivelmente. É claro que algumas situações pedem um comportamento mais específico, e há momentos em que faz-se necessário prestar mais atenção, estar mais alerta para não cometer erros ou uma gafe.


Qual a utilidade prática da etiqueta?
Hoje ela é o diferencial em qualquer ambiente, tanto no social como no profissional.

No plano social - alguém que cultive qualidades como cortesia, atenção e percepção torna-se muito mais atraente para a arte da boa convivência e do relacionamento.


No plano profissional - não basta ser expert em determinada área, requisito básico, esperado de qualquer profissional. O que vai diferenciar dois profissionais da mesma área será justamente a qualidade de transitar, se postar com elegância em qualquer ambiente, saber relacionar com pessoas independente da hierarquia, dominando os diferentes códigos culturais, atravessando fronteiras, facilitando assim a sua comunicação e os objetivos a serem alcançados.


*Fonte pesquisada e aprimorada

2 comentários:

Priscila Ventura disse...

Luis , achei maravilhoso este tema e mmuito importante .Gostaria de conversar com você a respeito de uma idéia que eu tive que esta relacionada com o mercado de luxo . Podemos marcar ? Bjs Priscila

Junguiana disse...

Interessantissima a tua colocação pois educação,bom senso,respeito,espontaneidade e transparencia são qualidades fundamentais para qualquer relacionamento tanto na Net ou fora dela. Acredito que na rede é até imprescindível,pois torna o contato menos frio,mais afetuoso,sincero e ético!
Parabéns pelo texto,bem pertinente ao mundo e ao homem contemporaneo!