Bloqueio botao direito mouse

domingo, 7 de fevereiro de 2010

PARAÍSOS DE ALUGUEL


Surgem empresas especializadas na locação de ilhas, um serviço que, graças a atrativos como cenários paradisíacos e privacidade, passa a concorrer com os resorts mais luxuosos

O mundo parou em 1968 para ver Aristoteles Onassis e Jackie Kennedy casando-se em Skorpio, uma ilha particular na costa grega. Em busca de privacidade, os primeiros a seguir os passos de Onassis comprando refúgios no mesmo estilo foram artistas como Marlon Brando e John Wayne, que se escondiam docemente do assédio de fãs e dos paparazzi na Polinésia Francesa e no Panamá. Até pouco tempo atrás, esses pedaços de paraíso estavam restritos a quem pudesse investir pelo menos 10 milhões de dólares na aquisição de uma propriedade do tipo.


Nos últimos anos, porém, o acesso a esses refúgios ficou um pouco mais fácil graças ao surgimento de empresas especializadas em locação de ilhas. A maior companhia do gênero, a americana Private Islands Inc., possuía apenas quatro opções de propriedades para aluguel em 2000. Hoje, seu portfólio possui 210 ofertas.
O aluguel de uma ilha com uma boa infraestrutura custa a partir de 50 000 dólares por semana. Está longe, portanto, de ser uma opção de turismo popular.

Mas o preço faz com que esse mercado de locação tenha potencial para roubar público dos resorts mais luxuosos. "Não há quem não se encante com a possibilidade de ficar num lugar lindo e reservado", diz Fernanda Gouveia, diretora de lazer da agência de turismo PrimeTour, uma das empresas brasileiras especializadas na locação de ilhas.


Existem opções para alugar espalhadas pelos cinco continentes, mas os arquipélagos do Caribe, Bahamas, Fiji e Ilhas Seychelles concentram a maior parte das ofertas: são 50 opções nessas quatro regiões, quase 25% de todo o mercado. "São países formados por dezenas de ilhas e que têm economias muito dependentes do turismo. E são tropicais, uma grande vantagem sobre as regiões mais frias", diz Chris Krolow, fundador e presidente da Private Islands Inc.
Uma das estrelas de Seychelles é a Cousine Island, um paraíso ecológico de apenas 0,25 quilômetro quadrado, que abriga um santuário de aves e tartarugas.

Em Fiji, a atração mais procurada é a Ilha da Tartaruga, que serviu de cenário para o filme A Lagoa Azul, sucesso das telas no início dos anos 80 que popularizou a atriz Brooke Shields.
Hospedar-se numa propriedade dessas não exige espírito de Robinson Crusoé. Todas elas possuem infraestrutura de primeira linha e serviços só encontrados nos melhores hotéis do mundo. A Ilha da Tartaruga, por exemplo, abriga um resort de alto luxo exclusivo com capacidade para 14 casais.

O custo da locação por uma semana é de 300 000 dólares (ou "apenas" 22 000 dólares por casal).
Muitos pares sonham em casar-se em um cenário desse tipo. Por isso, o resort organiza cerimônias Kava (tradicional ritual fijiano) na beira do mar, com direito a coral e a uma festa para os convidados. Uma opção mais em conta é a Petit Saint Vincent, no coração do Caribe, com aluguel cotado a 56 000 dólares por semana. Além da hospedagem em quatro pequenas casas, o preço inclui serviços como aulas de ioga e infraestrutura para a prática de esportes como pesca submarina e canoagem.

O litoral brasileiro tem mais de 1 000 ilhas, mas poucas delas estão disponíveis para locação - três na baía de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, e uma em Santa Catarina. São propriedades pequenas, frequentadas por seus donos, que as colocam no mercado em determinadas épocas do ano para abater os altos custos de manutenção de seus reinos cercados de água. "Pela dificuldade de acesso, qualquer troca de fechadura fica caríssima. Para não falar dos impostos.


Em média, são necessários 40 dias de aluguel para cobrir as despesas do ano com a propriedade", diz Martin Frankenberg, sócio da empresa Matueté, de São Paulo, uma das agências brasileiras que atuam nesse mercado. O aluguel da ilha Classe A, em Angra dos Reis, custa 30 000 dólares por semana. Além de turistas, essas propriedades são hoje muito procuradas para festas e eventos corporativos. "As empresas nos procuram muito entre novembro e março", diz Luciene Gomes, diretora da agência de turismo TMB Tours, outra empresa brasileira dedicada a esse novo mercado.


ILHA DA TARTARUGA - Fiji

PREÇO(1): 300 000 dólares

Cenário do filme A Lagoa Azul, a ilha tem um resort de luxo com capacidade para 14 casais


PETIT ST. VINCENT - Caribe
PREÇO(1): 56 000 dólares

Possui um resort que oferece serviços como massagem, aulas de ioga e um veleiro para excursões às ilhas vizinhas


COUSINE ISLAND - Ilhas Seychelles

PREÇO(1): 71 000 dólares

Trata-se de um santuário ecológico de aves e tartarugas com quatro pequenas casas e iate à disposição


*(1) Por semana


Fonte:
Revista Exame - edição 961

www.exame.com.br

Um comentário:

Vinícius disse...

Vemos que as opções são variadas e para quem tem muito dinheiro, ter privacidade e conforto é fundamental.
Abraço.