
Após escândalo causado por declarações racistas e antissemitas, estilista perde seu posto como diretor criativo da grife.
A maison Christian Dior anunciou a demissão do estilista John Galliano. O diretor criativo da grife já estava suspenso após sua prisão por ofender um casal com insultos racistas em um bar em Paris. O estopim para o desligamento total com a marca foi o vídeo divulgado no último domingo (27), no qual Galliano aparece dizendo coisas como "eu amo Hitler".
Sidney Toledano, presidente e executivo-chefe da Dior, emitiu um breve comunicado nesta terça-feira: "Eu condeno com a maior firmeza as declarações feitas por John Galliano, que são uma total contradição com os valores essenciais que sempre foram defendidos pela Christian Dior. "
Tanto os representantes da Dior como da grife John Galliano não mencionaram planejar o cancelamento dos desfiles das duas marcas, na semana de moda de Paris.
John Galliano ocupava o posto de diretor criativo da grife francesa desde 1996. Sua última coleção para a Dior será apresentada nesta sexta-feira, às 14h30. O estilista também deve desfilar o Inverno 2011 da marca que leva seu nome no domingo, às 17h.
Inevitavelmente, segundo o jornal, com a demissão, já começaram os boatos sobre o mais provável substituto de John Galliano na Dior. Riccardo Tisci, da Givenchy, e Alber Elbaz, da Lanvin, estão entre os mais cotados.
A atriz Natalie Portman, que é judia e tem contrato como garota-propaganda dos perfumes Miss Dior Cherie da marca francesa, divulgou na tarde desta segunda (28.02) um protesto por conta do vídeo antissemita de John Galliano.
"Estou profundamente chocada e enojada pelo vídeo com os comentários de John Galliano. Por conta disso, e como uma pessoa que tem orgulho de ser judia, eu não serei mais associada com Sr. Galliano de forma alguma. Espero que, pelo menos, esses terriveis comentários nos façam refletir e agir contra esses preconceitos, que ainda existem e são o posto de tudo o que é belo", disse Natalie, que ganhou o Oscar de melhor atriz também no domingo.
Comentários de bastidores dizem que a atriz, assim como outras atrizes, desistiu na última hora de usar vestidos Dior no tapete vermelho do Oscar - ela optou por um roxo da Rodarte.
Veja reportagem da Euronews:
Vídeo das ofenças proferidas por Galliano:
6 comentários:
Era o mínimo...
Falou o que não devia, cartão vermelho. Nada mais correto!
Uma vergonha, perdeu todo o seu status...um "Lixo".
A Dior não precisa de uma pessoa tão prepotente assim, saberá encontrar alguém à altura da grife.
Com uma mentalidade dessas, não vai fazer falta para Dior nem para a humanidade!!!!
Acabei de ver também no telejornalismo. Muito louco esse Galliano!
Postar um comentário