Bloqueio botao direito mouse

quinta-feira, 20 de março de 2008

OSCAR FREIRE É A 9ª RUA MAIS FAMOSA DO MUNDO


As ruas especializadas no comércio de luxo surgiram na Europa no sec. XIX. Elas tiveram seu apogeu entre os anos 30 e 60, mas andaram um tanto fora de moda nas décadas seguintes.

Um estudo realizado pela "Excellence Mystery Shopping Internacional", organização que reúne institutos de pesquisa de mercado de diversos países, identificou as dez ruas mais chiques do mundo.

São elas:
1º Rua Serrano - Madrid - Espanha;
2º 5ª Avenue - Nova York - USA;
3º Avenue Champs-Élisées - Paris - França;
4º Via Montenapoleone - Milão - Itália;
5º Deira City Center - Dubai - Emirados Arabes;
6º Oxford Street e arredores - Londres - Inglaterra;
7º Rua Parliament e arredores - Beirute - Líbano;
8º Avenida Jungfemstieg - Hamburgo - Alemanha;
9º RUA OSCAR FREIRE E ARREDORES - SÃO PAULO - BRASIL;
10º Avenida da Liberdade - Lisboa - Portugal.


Para elaborar a lista a EMSI, analisou dezesseis ruas de reputação internacional e grande concentração de lojas de grifes. O estudo levou em conta tbém a arquitetura das edificações, as instalações das lojas, a disponibilidade de serviços, além dos estacionamentos comerciais propriamente ditos, a limpeza, a segurança, o conforto, a cordialidade dos vendedores e o comportamento das pessoas que frequentam a rua.

Na maioria das cidades, tais características foram aplicadas não a uma rua, mas a uma região ou bairro. A Rua Serrano , em Madri, na Espanha, foi considerada a mais luxuosa do planeta, segundo os critérios utilizados. Na via ampla e arborizada, as lojas ocupam o térreo de edifícios residenciais do início do sec. XX, o que contribui para o ambiente de sofisticação.

Para uma rua comercial ser considerada luxuosa não basta concentrar um bom número de marcas caras. Tbém precisa ser um espaço público agradável, bem frequentado e bonito. Quem compra roupas e acessórios de grifes não pensa apenas nos atributos do produto, mas busca ganhos subjetivos como bem-estar e satisfação pessoal. Daí a importância do ambiente em que é feita a compra.

O cliente precisa ter a sensação de que faz parte de um clube exclusivo marcado pelo requinte e pela perfeição. A 5ª Avenida em NY, segunda colocada, é um dos locais que melhor dão aos frequentadores a sensação de estarem no centro da sofisticação mundial. A via atravessa Manhattan, o coração da cidade mais cosmopolita dos Estados Unidos, e é repleta de prédios imponentes, museus, galerias de arte e hotéis estrelados.

Lugares como a 5ª Av. e a Champs-Élysées, em Paris, terceira no ranking do luxo, são cartões postais de cidades importantes e ícones do consumo de alto padrão desde os anos 30. Instalar uma loja num desses endereços, seve de cartão de visita para a grife. A avenida parisiense andou em baixa no ínicio dos anos 90, com a proliferação de marcas populares e cadeia de fast-food. A tendência se inverteu nos últimos cinco anos. Há lojas novas da joalheria Cartier, da grife alemã Hugo Boss, e a Louis Vuitton inaugurou a sua maior loja, com 1800 metros quadrados.

Há várias vantagens comerciais em instalar nos arredores de uma rua conhecida por concentrar o fluxo de consumidores de alto e, cada vez mais medio poder aquisitivo. Uma delas é atrair os turistas, responsáveis por uma em cada quatro compras no mercado de luxo. No ano passado, esse tipo de comércio cresceu 31% em termos globais.

A rua de luxo ao contrário dos shoppings é o de recriar o clima elegante existente no passado e ajudam o mercado de alto padrão a manter a mística de exclusividade que é o seu maior atrativo.Essa é a lógica que deu à Oscar Freire , onde as vitrines disputam a atenção dos pedestres palmo a palmo, a 8ª colocação.

Seu prestígio começou na década de 80, quando as lojas se instalaram por lá para atender os moradores de poder aquisitivo e os hóspedes dos hotéis da região.

A rua de cara nova, não possui mais postes nem fiação a mostra, além disso as calçadas são niveladas, espaço para lixeiras de metal, bancos em todo o percurso e muitos ipês. Hoje a Oscar Freire e seus arredores é o endereço mais nobre do consumo de luxo no Brasil.
Reunindo as principais marcas internacionais, restaurantes e cafés sofisticados.

3 comentários:

Anônimo disse...

Adorei teu blog... adorei tua herança...Adorei específicamante você...és um homem privilegiado!!!transmitindo, qualidade, educação bom gôsto e sutileza!!! e super simpatico e tem o dom de conquitar facilmente os amigos e o próximo em geral...(Teu Blog nota 1000) BEIJOS.
Ninah.

Unknown disse...

Luís..ótima matéria, inclusive super legal ter mostrado o 'rank'das melhores ruas do mundo.
Meu tempo durante o dia é escasso, mas sempre faço questão de passar pela Oscar..mesmo em meio ao trânsito..no carro..adoro olhar as vitrines muito chamativas...

Parabéns mais uma vez, pela matéria!*

Marcia*

Unknown disse...

LH...
São Paulo,ou melhor dizendo,o BRASIL,estão ganhando um grande presente... Tendo assim,um Homem tão apessoado e de um rítmo em profissicionalização incomparável, devido a seu imenso requinte em(e pelo)Luxo...
Pois VC,c/ esta influência e seu incomensurável bom gosto,está surpreendendo a cada dia + e +,a cada um de nós...Pelos quais, temos a honra em poder ter acesso, a este seu tão nobre e informativo blog.
Tenho apenas que parabeniza-lo por seu modo influxo de ser!!!
PARABÉNS mesmo...Pois está tudo muito perfeito a respeito de suas maravilhosas e variadas informações à cada pessoa,pelas quais sempre estão dispostas a informarem-se sobre possuir o que existe em nobreza e luxuosidade ao que temos por nobres lojas de São Paulo. E em relação ao mercado nacional e internacional de LUXO!!!
Tenho a Felicidade por fazer parte do teu tão seleto rol de amigos...!!!
Parabéns por + uma vez... e creio que devemos até mesmo agradece-lo por cada uma de suas matérias aqui a nós informadas.
Abraços e beijos...