Bloqueio botao direito mouse

quinta-feira, 7 de julho de 2011

5 PASSOS PARA SER UM LÍDER DE SUCESSO


Confiras dicas de um especialista para liderar seu
negócio com maior eficiência


São Paulo – Todo negócio precisa de um bom líder para prosperar. Delegar tarefas, manter os funcionários motivados e servir de exemplo para a equipe estão entre as funções de quem comanda um empreendimento.

“As lideranças exercem papel fundamental na criação de um ambiente propício à inovação, aperfeiçoamento e aprendizado constantes”, destaca Jairo Martins, superintendente-geral da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Confira a seguir cinco passos para se tornar um líder de sucesso:

1. Articule os interesses

Garantir a harmonia e o equilíbrio no relacionamento da equipe é tarefa básica de um líder. O maior desafio é conciliar os diferentes interesses que convivem em uma mesma organização, articulando-os de maneira produtiva. “É essencial fazer todos entenderem como cada um pode, em sua área, colaborar com o desenvolvimento do projeto de trabalho, sem necessariamente conflitarem em suas idéias”, explica Martins.


2. Mantenha um canal aberto com a equipe

Para que os colaboradores possam assimilar os valores e princípios que norteiam o negócio, é fundamental comunicar-se com clareza e objetividade. Da mesma forma, é importante estar aberto a ouvir o que cada um tem a dizer sobre assuntos diversos.


“Isso estabelece uma relação de confiança com o grupo, criando uma sintonia e um ambiente encorajador para que todos se sintam parte relevante do processo de trabalho”, afirma.

3. Estabeleça e verifique padrões de trabalho

A padronização nos processos de trabalho é crucial para que o desempenho da empresa possa ser medido adequadamente e para que correções de rumo possam ser feitas mais rapidamente. É função de um bom líder estabelecer estes processos.

“Com a execução de práticas mais uniformes, os resultados ficam menos sujeitos a variações e a equipe se mantém focada nos objetivos da organização”, destaca Martins. É importante também ter métodos eficazes para verificar o cumprimento destes processos.


4. Promova uma cultura de inovação

Criar um ambiente propício à inovação também é tarefa de um líder que quer ver seu negócio decolar. “É importante incentivar e estimular a diversidade de idéias, a fim de tornar o ambiente de trabalho mais criativo e inovador”, destaca o executivo. O bom líder facilita a aceitação desta cultura por parte da equipe e sua internalização aos processos de trabalho.

5. Multiplique as boas lideranças

Um bom líder é aquele que sabe identificar e fomentar outras lideranças dentro do seu negócio. “Isso significa procurar pessoas com caráter inovador e motivador, que exerçam uma influência positiva sobre o grupo”, ressalta Martins. Ter líderes confiáveis em diversos níveis faz com que todos os segmentos da empresa estejam alinhados na busca pela excelência, ele acrescenta.

4 comentários:

Elisama Castilho disse...

Estabelecer padrões e buscar a excelência. O artigo veio na hora certa. Coincidência ou não, a minha empresa se chama Excelência Comunicação. Foi com esse objetivo que fizemos o planejamento estratégico, escolhendo inclusive o nome. Parabéns por nos nortear em seu blog, sugiro inclusive que coloque mais artigos com esta finalidade. Show Luis!!!!

Marketing disse...

Excelente a matéria LH, mandou bem como sempre. Parabéns!

Sonia Perez disse...

Está demais essa matéria! Excelente!
Tudo que eu queria ter, era um perfil de líder! Inovadora eu sou, mas ponho o coração na frente e vou atrás..Eu deixo a alma atuar e o planejamento estratégico não funciona pra mim. Alguém está precisando uma pessoa com o meu perfil? A sua empresa vai ter uma líder anticonvencional!!!

Aroldo Linhares disse...

Matéria oportuna e de conteúdo relevante. Parabéns pelo site e pelo seu trabalho.

Abraço.
Aroldo Linhares