Bloqueio botao direito mouse

quarta-feira, 27 de julho de 2011

MARKETING DA INVEJA


Como a inveja influência a vontade de se comprar um produto e como o Marketing esta reagindo a esse comportamento humano.

Até onde vai o limite da chamada "Inveja Branca", alguns conceitos para essa definição e a mais sensata, foi a que inveja é inveja e que essa é só uma forma de algumas pessoas dizerem que possuem uma inveja mais saudável.

Então porque não dizer inveja diet, pelo menos fica um pouco mais americanizado como várias palavras que usamos no nosso dia a dia. Mas o fato é que esta tal inveja branca se tornou tão comum que as pessoas nem sentem vergonha de dizerem que possuem.


Ultimamente vemos que as roupas estão sendo moldadas para vestir os manequins, que são réplicas do que se é considerado padrão de forma física. Para falar a verdade as pessoas que se virem para prender a respiração para entrar nas roupas ou para ficarem parecidas com a nova atriz que esta fotografada no catálogo.

Há algum tempo atrás estava tendo um aumento considerado de empresas especializadas em fornecer roupas para pessoas que não estão nesse padrão, seja ele acima ou abaixo do peso ideal, mas parece que a própria demanda por esse mercado esta caindo, acredito eu que haja certa dificuldade para algumas pessoas buscarem essas lojas porque retratam uma realidade que muitos querem esconder.


O Marketing esta fazendo com que as pessoas achem normal usar roupa de determinada grife para estar na moda ou apenas para dizerem como são "normais", porque afinal, todo mundo usa roupas de grife.

Quando o vendedor consegue transmitir essa mensagem para a pessoa, faz com que a tal inveja branca apareça como se a pessoa tivesse certeza que todo mundo ia saber se ela esta usando ou não as roupas daquela grife. O pior é que posteriormente ela vai falar para aquela vizinha que com certeza irá à mesma loja que ela, apenas para não ficar de fora.


Os vendedores estão cada vez mais cientes disso e utilizando mais artifícios para despertar a inveja das pessoas, mesmo porque não deixa de ser uma maneira de se conseguir maiores lucros para a empresa. Vender é uma arte que necessita habilidade e para falar a verdade acredito que existem muitos vendedores por ai que deveriam estar atuando ao invés de vender.

Muitas pessoas dizem que não a nada melhor e mais satisfatório para o homem do que adquirir um veículo novo, e que não a nada pior do que ver o vizinho de carro novo, com certeza na realidade isso não deve ser nada agradável. 48X, 60X e agora até em 72X, o que para muitos não é importante, assim como não é também o fato do veículo perder cerca de 15 a 20 % de seu valor depois que sair 0km da loja e que quando você estiver terminando de pagar já vai dar para levar seu filho que acabou de nascer para o primeiro dia de aula na escola

As pessoas estão se esquecendo de valores fundamentais de economia, comprando produtos parcelados a juros absurdos sem considerar se existe uma necessidade de se adquirir esse produto. As diferenças entre o que eu quero e o que eu preciso estão sendo esquecidas e facilmente substituídas por ilusões de que todos possuem contas e que todos fazem financiamentos, sem pensar nas condições de vida que as outras pessoas possuem.

A propaganda nunca deixará de ser a alma do negocio, já que nunca veremos pessoas normais estampadas nos outdoors ou pelo menos que não sejam editadas pelo photoshop. Imagens futuristas e épicas que mexem com a imaginação das pessoas como se viesse tudo incluso no pacote, paisagens, roupas, pessoas, sabores e muitos outros, juntamente com o produto que é adquirido.

Um exemplo fenomenal de como a inveja é despertada com facilidade nas pessoas é o dos comerciais de cerveja. Muito sol muitas pessoas bonitas (na maioria das vezes seminuas), geralmente são praias ou bares somente com pessoas bonitas que até aparenta que tem algum segurança na porta barrando os verdadeiros freqüentadores dizendo que gente normal não entra, e ainda tem gente que se acha inclusa nesse meio quando toma um gole de cerveja.

Um método bastante eficaz de saber se o Marketing da Inveja tem influência sobre você é simples, é só olhar para sua casa, seu guarda-roupas e porque não dizer para seu dia-a-dia. Se você construiu a sua casa é só verificar se ela tem a sua cara ou tem um pouquinho da cara da casa de outra pessoa que você viu na TV ou quando dava uma volta no carro novo que você comprou porque viu que todos admiravam no comercial quando o ator passeava com ele. E suas roupas? Estão na moda? São parecidas com as daquela atriz que você viu na novela?

É fácil de percebermos onde o Marketing esta se aproveitando dessas falhas humanas, e por incrível que parece essa tal de "inveja branca" já esta em todos os lugares e cada vez mais se utilizando de recursos mais avançados para manifestar esse sentimento que não é nem um pouco bom de se ter.

Uma dica para as pessoas que se consideram afetadas por esse Marketing da Inveja é começar a pensar quem foi que criou este modelo de corpo ideal, família ideal ou de vida ideal. De onde foi que surgiu esse padrão de que o corpo tem que estar escultural para ser bonito. Costumamos dizer que existe gosto para tudo, mas esquecemos de admitir isso quando lidamos com nossas vidas.

Sempre procure estar perto de pessoas que gostam de você como você é e evite aquelas que te julgam por uma marca em suas roupas ou por sua forma física.

A maior conquista que se tem que ter na sua vida é a do amor próprio, depois que se conseguir conquistar isso, as demais realizações acontecem como conseqüência.


Fonte: Portal Administradores

6 comentários:

Mkt BR disse...

Ótima matéria. Uma visão atual do consumismo e comportamento das pessoas.

Marco Aurélio disse...

Todo este luxo acessível, faz com que as pessoas se entreguem ao materialismo puro, competindo umas com as outras.

Caroline Mamcarz disse...

Fica uma boa dica para refletir! É exatamente isso que acontece. O famoso "comprar algo que não precisa, com um dinheiro que não tem, para impressionar pessoas que não se gosta".

Patricia Godoy disse...

Maravilhosa Matéria!!!!Consequência do Consumismo e Competição...Realmente estou fora!!!
Inveja...Sentimento Destrutivo,mas,Infelizmente somos cercados por pessoas assim...
Parabéns Lu pela Matéria...Showww!!!
Eu sou mais eu...Tô Fora...Inveja longe de mim!!!
Sou do"Marketing da Transparência" e me amem como eu sou e o que posso oferecer..
"O Amor Sincero"...Bjssss!!!

Mirlla Ferreira disse...

Fazendo o q vc mais gosta!!!!

Bel Moraes disse...

Inveja é feia de todas as maneiras, para mim não existe essa de inveja branca nem light, é feia e desnecessária. Pior ainda quem se aproveita dela para lucrar!